19 janeiro 2018

RESENHA | Deixe a Neve Cair


Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor.

Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor , interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.


John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle | Editora Rocco | 336 Páginas
Classificação: 2/5

Olá leitorxs, muitas leituras? Hoje eu vim aqui falar de uma das leituras que fecharam 2017 e que, infelizmente, não gostei tanto quanto gostaria. O livro é um conjunto de três contos de natal que, embora estejam relacionados, tratam de histórias independentes. Por isso vou falar de cada um separadamente.


O primeiro conto, "O Expresso Jubileu", da Maureen Johnson traz a história de Jubileu "Julie" Dougal. Em plena véspera de Natal, os pais de Julie são presos e ela é mandada pelo vizinho advogado para a Flórida. Porém com uma nevasca se aproximando todos os vôos são cancelados e ela precisa pegar um trem. Até aí já estava tudo um desastre, além dos pais na cadeia, ela nem mesmo poderá ver Noah, seu namorado perfeito. Mas, quando o trem de Julie fica atolado na neve em Gracetown e conhece Stuart e sua família judia completamente fora dos padrões, ela descobrirá que "sempre pode piorar" não é uma regra.

Dos três esse foi o único conto que me cativou. Jubileu tem um senso de humor que faz qualquer um simpatizar com ela e sua situação e torna a leitura ainda mais fluida. Cheio de personagens carismáticos, é ímpossível não se encantar com Stuart  e não rir com a nada discreta Debbie, sua mãe/cupido nas horas vagas.

"Sei que Jubileu é meio que um nome de stripper. Você provavelmente acha que eu recebi o chamado do pole. Mas não. Se me visse, perceberia rapidinho que não sou uma stripper (eu acho)."
O segundo conto, "O Milagre da Torcida de Natal", do John Green, queridinho dos leitores, me decepcionou um pouco. Nele conhecemos JP, Duke e Tobin que por conta de uma ligação, decidem embarcar em uma corrida em meio a nevasca contra outros dois grupos única e exclusivamente para jogar twister com um bando de líderes de torcida.

Mais uma vez não foi dessa vez que eu caí de amores pelo João Verde. O enredo assim como alguns personagens me pareceram superficiais demais, impossíveis de cativar o leitor. O que me motivou a continuar lendo porém, foi a Duke. Tratada como se fosse um dos garotos pelo fato de não ter uma aparência parecida com a das líderes de torcida, ela é quem faz questão de frisar o quanto essa jornada e o comportamento dos garotos é um tanto desgostoso. Posso dizer que cada revirar de olhos dela me representou. A escrita do John, como sempre, muito leve, sem complicações.

"Você está dizendo que devemos sair na pior nevasca em cinquenta anos e dirigir trinta quilômetros para ficar com um monte de garotas desconhecidas cuja ideia de diversão é jogar um jogo cuja caixa diz que foi feita para crianças de seis anos, e eu sou a idiota?"
O terceiro e último conto, "O Santo Padroeiro dos Porcos" da Lauren Myracle traz a história de Addie que, arrependida por ter traído o namorado Jeb, está inconsolável achando que ele nunca perdoará, afinal ela marcou aquele encontro e ele nem sequer deu sinal. Decidida a provar que não é alguém desalmada e egoísta, ela se responsabiliza por pegar Gabriel, o novo porquinho de estimação, da amiga Tegan na pet store.

Dos três essa foi minha pior leitura. Um conto maçante de uma garota que aparentemente quer provar que não é a menina mimada e egoísta que acham que é mas que só deixa claro que o julgamento está correto. A história é preenchida de lamentações sobre o suposto abandono do namorado traído, que nada dá certo em sua vida, que suas amigas, por apontarem que talvez ela esteja pensando só em si mesma sim, estão contra ela etc. Apenas o final, que traz uma surpresa, pode contar como ponto positivo. Ah, e o porco. Ele é fofo.

"Então, é claro que eu sentia pena de mim mesma: eu era uma galinha rosa depenada, autodepreciativa e com o coração partido."
Que post longo! Enfim, essas foram as minhas impressões. Lembrando que se trata apenas da minha opinião. Assim como eu não gostei, muitas pessoas adoraram esse livro então sugiro totalmente que você leia e tire suas próprias conclusões. Inclusive, quem já leu, me conta aqui se gostou ou não, vou adorar trocar opiniões.

24 comentários:

  1. Eu nao curto muito livro de contos!! Prefiro os romances com aquelas historias bem envolventes!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia como vai?
    Jpa conheço o livro, porem ainda nao tive a oportunidade de ler, eu gostei bastante da resenha

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser muito bom deu vontade de ler. Bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Li apenas A culpa é das estrelas do "João Verde" rs e preciso confessar que não tenho nenhuma curiosidade em ler seus outros livros! Dos outros autores ainda não li nada! Não costumo ler livros de contos e esse nunca me chamou a atenção apesar de muita gente realmente ter curtido :/ Acho que esse eu passo rs

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ai menina, eu sou suspeita pra falar do "João verde" ahaha porque nunca li nada dele e nem tenho vontade.. nada nos enredos dele me chama a atenção..

    Acho que o único conto que eu leria, seria o primeiro, de resto foi um grande meh hahaha mas eu amei a sua resenha, a forma como organizou seu texto e trouxe sua opinião dividida.. E não ficou grande, fica tranquila, ficou no tamanho certinho <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Admito que nunca me interessei em ler esse livro por causa do John Green... Não curto muito ele, então, deixei de lado.
    Mas não sabia que eram três histórias...
    Já me deixou um pouco mais interessada.
    Muito obrigado por essa dica! Abriu meus olhos que estavam fechados com o ranço gratuito! huauhhuhauhau

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de histórias que têm o natal como pano de fundo, costumam sempre trazer algum tipo de ensinamento. Pena que apenas um conto te cativou, talvez outras pessoas gostem mais do livro como um todo.

    ResponderExcluir
  8. Eu até gosto de livros de contos, mas do jeito que vc descreveu esse, ele parece ser bem fraquinho. Gostei do jeito que vc resenhou.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Essas histórias de natal são sempre mágicas ^^ Gostei da sinopse.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Que narrativa incrível!!
    Amei demais!
    Fiquei curiosa pra ler a obra completa!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de contos, e quando se trata de natal é maravilhoso, pena que você não gostou mas como você disse muitas pessoas adoraram o livro, então pra tirar alguma conclusão do livro só lendo o livro, mas gostei da saber da sua opinião, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eu nao conhecia esse livro mas gostei de sua resenha sincera. Gostei de conhecer o livro através de seu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha, ainda não conhecia esse livro, coloquei ele na lista para ler esse ano. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  14. gosto de contos mais estou em outro genero ultimamente mais curti a resenha então dica anotada bjs
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei a resenha!! =)
    Do senhor João Verde, eu li apenas A Culpa é das estrelas, gostei, mas até hoje não li mais nada...
    Tenho muita vontade de ler o livro Bliss da Lauren Myracle, fiquei impactada por você dizer que o conto dela foi o pior de todos para você.
    Quero ler esse livro para ter um contato maior com esses contos =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Dos três com certeza o primeiro foi o que mais me chamou a atenção! Esse eu gostaria de ler, imagino como deve ser frustante você lê um conto e ele ser massante e com a leitura pesada 😞, apesar de gostar mais de romances adoraria ler o primeiro mencionado aqui

    ResponderExcluir
  17. A capa do livro já me é conhecida, mas não sabia que era de contos, eu adoro! Vou incluir na minha longa lista de desejos de leitura!
    Beijos e um dia repleto de conquistas! Blog Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
  18. Esse estilo de livro faz mais o gênero da minha filha do que o meu, vou passar essa dica para ela! Bjos

    ResponderExcluir
  19. Gostei do livro, as histórias não me cativaram tanto mas daria uma chance para ver se realmente ia gostar. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha e sincera opinião. Na verdade sempre ouvi falar muito nesse livro e na maioria das vezes não foram bons comentários. Mas nunca li (nada desses autores) . Mas quem sabe eu não daria uma chance...
    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  21. A temática é legal, pena que a leitura não cativa
    Gostei, muito legal sua opinião sincera
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  22. ahhhhhhh que foto mais que perfeita. Sobre John Green, às vezes, ele decepciona, mas é assim mesmo. Dos contos mencionados, pela resenha, o que mais me identifiquei foi "O Expresso Jubileu". Esse é o tipo de leitura que estou precisando no momento, leve.

    ResponderExcluir
  23. Eu não conhecia nenhum deles, mas leria por gostar muito de contos.
    Contos de Natal não me atraem tantos mas gosto de conhecer novos estilos, novos tipos de literatura... então vale a pena arriscar!

    ResponderExcluir
  24. Na prática eu não gosto de natal mas essatres estórias do livros são bem roteiro de filmes neste.

    ResponderExcluir

Boookstagram