22 janeiro 2018

RESENHA | Sorrisos Quebrados


Primeiro livro da Série Quebrados, o livro conta a história de Paola que, atormentada por traumas físicos e psicológicos causados por um marido violento, não consegue mais encontrar seu lugar no mundo, escolhendo viver em uma clínica e fazendo uso da arte como principal terapia para expelir seus meios e anseios. É lá que ela conhece André, um homem que, por conta da filha, não pode se deixar sucumbir às marcas deixadas pelo passado. Para ajudar Sol, uma menina doce mas com grandes dificuldades de interação, Paola precisa encontrar forças para provar a ela e a si mesma que o passado não deve ditar seu futuro, ao mesmo tempo em que tenta lidar com sentimentos cada vez mais fortes por André.


      Sofia Silva | Editora Valentina | 240 Páginas
Classificação: 4/5

Olá leitores, como vão as leituras? Sigo firme na #JornadaMLV com três livros concluídos e o quarto em andamento, será que dessa vez o flop vai passar longe? Espero que sim haha Além desses livros também estou concluindo a leitura do livro Guerreiros de Marte, do autor parceiro Paulo H. Carvalho, quem já leu? Em breve trago um post só para falar sobre ele. Agora sobre o post de hoje, vim anunciar que FINALMENTE li esse livro que parece que todo mundo já leu menos eu: Sorrisos Quebrados, da portuguesa Sofia Silva.

“As vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são."

A primeira coisa que quero comentar sobre esse livro é a diagramação, que coisa mais linda. Ela só deixou a leitura ainda mais confortável. Sobre a história, não há como discordar da opinião da maioria. De fato é uma história linda, que emociona e que nos faz torcer durante toda a leitura que nada mais de mal aconteça a esses personagens que já passaram por tanto e não merecem nada menos que um final muito feliz. Empatia foi o sentimento que me guiou durante toda a leitura. Empatia por Paola, Sol e André. Por todas as mulheres vítimas de violência doméstica, por crianças que tão cedo descobriram o qual cruel o mundo pode ser, por pais que não pensam duas vezes em sacrificar todos os seus sonhos em nome da felicidade dos filhos.

Porém achei que a história, em toda a sua beleza, ficou manchada pela excessiva quantidade de metáforas e frases de efeito nos diálogos dos personagens. Até certo ponto isso contribuiu para a reflexão a respeito de como cada um se sente e como fazem para passar por mais um dia mas depois trouxe um certo cansaço, deixando a leitura um pouco maçante. Em uma história menos cativante, teria me sentido tentada a abandonar a leitura.

Salvo essa questão da linguagem, todo o resto me proporcionou uma leitura muito reflexiva e apaixonante. Fiquei completamente encantada com Sol, se preparem para amar cada aparição dessa menina linda. Paola e seu jeito de viver, um dia de cada vez e o papel da arte em sua vida, foi quem eu mais admirei nessa história. Para quem quer se emocionar do começo ao fim, esse é um livro mais do que recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boookstagram