05 maio 2018

RESENHA | Amor & Gelato


Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família. Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

Jenna Evans Welch | Editora Intrínseca | 320 páginas
Classificação: 5/5 ♥
Skoob - Amazon

Que livro precioso! Quando esse livro ganhou o sorteio do clube de leitura conjunta do qual eu participo, já imaginava que seria uma história do tipo fofa, repleta daqueles clichês que todo mundo já conhece de cor. Porém, mesmo com o pensamento de que seria uma trama bem previsível, não imaginava que seria tão cativada por ela como fui.

“Sabe, as pessoas vêm para a Itália por vários motivos, mas, quando ficam aqui, é só por dois.
— Quais?
— Amor e gelato.”
A história não começa de maneira feliz: Lina acabou de perder a mãe e está na Itália para conhecer um suposto pai de quem, até a mãe adoecer, nunca tinha ouvido falar. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe, onde ela conta sobre a época em que viveu na Itália. Junto de um amigo especial, ela começa a recriar os passos da mãe e descobre a verdade sobre uma história de amor, todos os erros e acertos que ela cometeu na adolescência e como lidou com eles, sobre grandes amizades.

Bem ambientada, se passa em um dos lugares que mais quero conhecer: Itália (o que parece uma botinha no mapa). E é nessa ambientação que encontrei um dos pontos mais positivos do livro: Jenna nos guia por vários lugares turísticos da cidade e nos enche de descrições o suficiente para que tenhamos a sensação de estar lá. Outro ponto mágico da história é o diário da mãe de Lina, as páginas dele contam uma história tão envolvente quanto a da própria Lina e logo me vi ansiosa por ler mais dela, de saber tudo o que ela passou.

Dois outros personagens ganharam meu coração aqui: Ren e Howard. Ren - Lorenzo - é um amorzinho do começo ao fim, o companheiro das aventuras de Lina na busca sobre a verdade sobre sua mãe, o melhor amigo, quem oferece o ombro na hora do choro  e quem dá aquela pitada de humor no enredo. O tipo de personagem que mal chega na história e a gente já sabe que vai nos desgraçar de amor o livro inteiro. E Howard, que personagem encantador. O pai de Lina é impossível de não amar, principalmente quando você descobre o que ele fez em nome de um grande amor. Guardem ele no coração assim como eu.

Amor & Gelato foi uma leitura rápida e apaixonante, terminei o livro no mesmo dia que comecei, mas o amor e o encanto pela história permanece firme e forte. Um livro que  nos ensina sobre amor e amizade, sobre os erros e acertos que cometemos enquanto estamos crescendo e em como tudo isso influencia nossa vida adulta. É um livro de escrita fluida e direta, com descrições perfeitas das paisagens de Florença, personagens bem construídos e diálogos que casam perfeitamente com os momentos certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boookstagram